Após inaugurarmos uma linha de entretenimento no Canal Off com o formato irreverente de Parque do Ítalo – indicado à categoria de melhor entretenimento esportivo no New York Festivals 2021 -, com uma entrega de sucesso, recebemos o desafio de criar e produzir a primeira série de não ficção do Off em que o esporte sai de foco. Com um formato inovador que mistura animação e documentário, o projeto traz uma personagem animada, desenvolvida especialmente para a série: Rute, surfista e ativista ambiental, explica o contexto histórico, mostra os dados e a realidade sobre os temas de cada episódio.
A série traz um importante questionamento sobre a relação da humanidade com o planeta e é dividida em 6 episódios com temas centrais: Economias alternativas, Comida para todes; Água de viver; Habitação sustentável; Cidade sustentável; Isso não é lixo. Em cada episódio conhecemos a história de 4 personagens diferentes que estão mudando o mundo em seus entornos e comunidades com atitudes voltadas para o bem-estar coletivo e ambiental. As histórias funcionam como 4 curtas metragem e são costuradas pela animação.
Todos os documentários de cada personagem foram 100% roteirizados e pensados cena a cena. Para isso, a diretora Leila Savary convidou Thiago Dantas, roteirista experiente em diversos formatos e linguagens documentais para televisão e uma pessoa engajada, atenta às pautas sociais. Os episódios foram gravados no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, sob a direção de fotografia de PH Costa Blanca. Desde a concepção até a entrega, foram dois anos de muita pesquisa, estudo, produção e de pé na estrada, em cerca de 50 diárias de filmagem. Pessoas pretas, periféricas, fora de padrões estéticos ocupam espaço neste produto e protagonizam discursos. Personagens que atuam na contramão do sistema, lutando pela transformação social e ambiental.
A série está atualmente no ar no Canal Off e os episódios já estão disponíveis na Globoplay.
SINOPSE
Sustentabilidade não é uma etiqueta, nem uma marca. É um caminho de relação com o planeta. Mas, na prática, é possível levar uma vida sustentável sem ser privilegiado? Em resposta, fomos atrás de pessoas comuns que estão fazendo a diferença, propondo iniciativas para um planeta mais justo e sustentável. Com narrativas inspiradoras, Ideias para mudar o mundo abre caminhos para uma vida melhor para todos nós e propõe uma reflexão sobre a era da regeneração.
TEASER